Pular para o conteúdo

Você Sabe Quais São as Normas da Acústica?

Você sabe a diferença entre ensaio de campo e ensaio de laboratório? Neste vídeo vamos explicar.

Vamos começar pelo básico. Ensaio de laboratório:

Pra quê você precisa de um ensaio de laboratório e como ele é realizado?

Todas as construtoras, quando elas vão fazer um novo empreendimento, elas necessitam que você, fabricante de esquadrias, tenha um laudo do seu produto.

Este produto tem que ter uma “certidão de nascimento”, com todas as características dele. E esses laudos são de estanqueidade, pressão de ar, antropodinamismo, e também o laudo acústico. Este laudo acústico dirá o RW da sua esquadria, que é o índice de redução sonora ponderado.

Com este dado você vai saber, por frequência, quanto que a sua esquadria, naquelas características que você enviar para o laboratório, irá isolar.

Esse resultado, obtido em laboratório, é única e exclusivamente da esquadria, diferente de um laudo de campo, que mostra o resultado da fachada.

Muitas pessoas acreditam que o que realmente importa de um laudo laboratorial é somente o seu RW, aquele valor global, que normalmente fica no finzinho do relatório. Porém, o que importa é a curva, o espectro da sua esquadria. É o “R” de cada frequência. O quanto ela isola em cada frequência.

Por características de uma esquadria, num contexto geral, nós sabemos que elas isolam um pouco menos nas baixas frequências e muito mais nas altas frequências.

Esse espectro vai te dizer todos os pontos de fragilidade da suas Esquadrias. Aonde ela precisa melhorar. O que você precisa realizar no produto para que ele alcance desempenhos cada vez mais elevados.

Agora vamos falar do ensaio em campo.

O ensaio em campo não depende somente da sua esquadria. Ele depende do conjunto fachada.

Esse ensaio em campo é chamado de D2M NTW – diferença de nível sonoro ponderado a dois metros de distância da fachada. É um nome bem grande. E o que istosignifica?

Que quando você realizar este ensaio, ele não está pegando somente o resultado daquela esquadria que você colocou lá, mas sim de toda a fachada e o que compõe ela.

Vai pegar o resultado da parede, dos canos que tem na parede, dos conduítes, dos fios, do método construtivo da parede, se tem mais porta, se tem janela, a área quadrada da fachada, a volumetria de dentro do ambiente… são várias e várias características que vão influenciar no resultado da fachada.

Obviamente nós sabemos que esquadria é um ponto muito frágil no desempenho de uma fachada, mas não é somente ela que vai determinar o resultado.

Quando nós temos um ensaio laboratorial nós temos uma ideia do isolamento daquela esquadria, e assim nós conseguimos calcular o isolamento da fachada, com a área da esquadria, com o seu resultado, como resultado dos blocos da alvenaria e de qualquer outra questão que vai ser colocada na fachada.

A grande questão da fachada é como vai ser instalada a sua esquadria E se ela está realmente atendendo em todas as frequências. Não somente no nível global.

Ficou interessado?
Entre em contato e faça um orçamento:
WhatsApp: (11) 94864-5342
https://atenuasom.com.br/ ​

Siga a gente no Instagram:
@atenuasom

Mais informações:
https://biolinky.co/atenuasom

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?