Pular para o conteúdo

Projetos

Allianz Park

O Allianz Park é um dos mais modernos estádios de futebol do país, sendo palco de jogos, shows e eventos de nível nacional e internacional.

O problema

Com o retroffiting do estádio para uma arena multiuso, o ruído nos períodos noturnos tornou-se insuportável. Principalmente sendo palco de shows, devido aos altos custos envolvidos, obriga o locatário (empresa de eventos) a promover verdadeiros mutirões de montagem e desmontagem dos palcos, trabalhando 24h. Internamente na Arena, o ruído produzido pelo show e plateia atinge facilmente o nível sonoro de 107dB(A).

O cliente

A Universidade do Som foi contratada para resolver um problema de isolamento acústico em uma unidade habitacional de prédio residencial localizado a poucos metros do revestimento externo do estádio, onde havia ruído gerado pela montagem/desmontagem e shows, como pelas filas de espera no entorno do estádio.

A solução

A solução encontrada foi a troca radical de todas as esquadrias existentes por outras configuradas para maximizar o desempenho acústico. Foram utilizados vidros laminados com máxima espessura para os perfis disponíveis no mercado.
Na varanda, formada por piso, meia parede frontal e grades metálicas laterais, tais grades receberam um reforço por placas de vidro de 12mm para inibir a chegada de ondas sonoras produzidas pelos fãs e ruído local. Sob o piso da varanda superior, foi colocada material resiliente para absorver e minimizar a reflexão das ondas sonoras para a porta da sala.


Neojiba

Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) são exemplo inovador de política pública que alia, de forma pioneira na Bahia, as áreas da Cultura, da Educação e do Desenvolvimento Social. Em 2014 o NEOJIBA recebeu uma nova casa para a realização de seus ensaios e apresentações, um patrimônio tombado historicamente, onde foi a primeira bomba d’água do Brasil, localizado hoje no centro de Salvador.
Em parceria com a NAGATA Acoustics, realizou-se um desenvolvimento especial de isolamento acústico para esse projeto. O projeto consiste no estudo de diversas salas de ensaios e para uma sala de concerto projetada especialmente para apresentações da orquestra. Coube à Universidade do Som a realização do isolamento acústico do projeto.

O desafio

Devido ao local ser tombado historicamente pelo IPHAN não seria possível um tratamento acústico na estrutura da mesma, por isso foi exigido um projeto especial de esquadrias em arco de até 7m de altura. Com o objetivo de proporcionar um alto isolamento acústico para as salas de ensaio e de concerto foi exigido para as esquadrias um isolamento de 50 dB, onde algumas delas deveriam portar a passagem de grandes objetos bem como pianos de cauda e outros instrumentos musicais.


Aeroporto de Congonhas

“Quando sem conhecimento específico, não se resolve!”

Um aeroporto é visto sempre como um local de fluxo intenso de pessoas que chegam no local, embarcam/desembarcam e vão embora em pouco tempo, porém também é um local de trabalho para muitos funcionários.

O Problema

A universidade do som foi contratada para solucionar o excedente de ruído que atingia o prédio administrativo de uma das principais empresas de transporte aéreo de passageiros do Brasil. Em depoimento da equipe local, mesmo o atendimento telefônico em sala privativa ficava comprometido dado o nível de ruído vindo das pistas.

A solução

Apesar de haver uma tentativa prévia de solução do problema, por uma empresa do ramo, identificamos uma série de frestas oriundas das inconsistências entre a geometria das esquadrias locais e seus respectivos vãos. A correção deste fator levou a um aumento vigoroso do isolamento acústico especialmente nas altas frequências; o que permitiu a condição satisfatória de trabalho local.

Foto: site terravistabrasil.com.br


Hotel Unique

“As vezes não há metodologia para ataque dos problemas. Devemos criá-la!”

O Hotel Unique tem sido um dos marcos da arquitetônica paulistana, nacional e de prestígio internacional. Localizado no bairro paulistano dos Jardins, conquistou o conceito de local sofisticado e elegante. Apresenta um formato inusitado que remete a um navio; tendo como suas escotilhas as janelas circulares com diâmetro de 1,80m.

O Problema

A universidade do som avaliou os dois quartos supostamente mais críticos e percebeu que a solução não demandava a troca de vidros como era a convicção dos executivos do hotel.

A solução

Contrariamente, haveria a necessidade de se desenvolver uma metodologia customizada para análise individual das janelas, identificação das frestas originadas por desregulagens, desalinhamentos de componentes estruturais ou tentativas frustradas de correção anteriores com emprego de material não especificado para o produto.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?