Mulher em frente a janela de vidro com cidade ao fundo

Comprei uma janela acústica com um vidro quádruplo e ainda escuto os sons da rua, o que pode estar acontecendo?

Em um mundo cada vez mais cosmopolita e agitado, estamos submetidos a ruídos de áreas comerciais, sons intensos de trânsitos e pessoas conversando.  O barulho invade o ambiente de trabalho e até o nosso quarto, atrapalhando nosso sono. Ficar exposto constantemente a locais com muitos ruídos pode contribuir para uma série de problemas de saúde que variam desde estresse, falta de concentração, insônia, perda auditiva e problemas cardiovasculares (leia mais sobre os efeitos da poluição sonora para a nossa saúde, clicando aqui)

Instalar uma janela antirruído é uma ótima solução, porém é necessário que se entenda o tipo de ruído e uso do ambiente em que ela será colocada, para evitar tipologias de vidros erradas, pecando pelo excesso de materiais ou escolha de uma linha que não condiz com a espessura do vidro especificada, não atingindo o isolamento suficiente para o conforto acústico. É comum no mercado, por desconhecimento, indicar utilização de vidros quádruplos ou até nônuplos (nomes comerciais que não retratam de fato a composição dos vidros), o que acaba elevando o preço da janela e muitas vezes não obtendo o resultado desejado.

O vidro é o principal fator no isolamento acústico de uma janela antirruído porém não é somente ele que dita as regras!

Bruno Sakata, projetista de janelas acústicas da Atenua Som, indica que deve-se ter alguns cuidados na escolha do modelo ideal para cada caso, analisando o projeto de construção da janela principalmente o tipo e espessura de vidro (e.g. laminado, insulado, simples…). Também deve-se  analisar os perfis pois são esses que irão ditar o posicionamento das escovas; além disso deve-se determinar adequadamente os acessórios de vedação, locais de usinagem e posicionamento da caixa dreno (saída de água).  Outro fator de grande importância é a instalação do produto, uma ótima janela acústica com uma péssima instalação não irá proporcionar o isolamento acústico para o qual ela foi projetada, deixando frestas e imperfeições de vedação permitindo a passagem do ruído.

De fato, todos esses cuidados de projeto são importantes, mas qual a espessura de vidro que deve-se escolher? Abaixo é possível observar uma tabela* do isolamento acústico de diversos tipos de vidros, entre eles vidros simples, laminados e insulados, separados pelo isolamento em cada frequência e no final o Rw (índice de redução sonora ponderado). Porém deve-se ficar claro que o Rw é somente do vidro, esse valor irá mudar devido a combinação vidro + caixilho escolhido no projeto. É importante também observar que não existem estudos sobre o uso de vidros quíntuplos, sêxtuplos, sétuplos em diante.

Uma boa janela acústica com uma péssima instalação não irá proporcionar o isolamento para qual ela foi projetada!

É muito comum também, com o passar do tempo, o isolamento acústico de uma janela diminuir, dependendo da qualidade dos acessórios, do modelo de janela e do uso. Os modelos de abrir (giro), são os que mais ocasionam manutenção, principalmente quando os vidros são muito pesados. As folhas cedem com rapidez e o isolamento acústico é prejudicado em poucos meses. Para evitar que os ruídos voltem a entrar no local, é indicado escolher empresas consolidadas no mercado e realizar revisões das janelas a cada 4 anos, trocando escovas e acessórios entre outros elementos de vedação que podem ter sido gastos com o uso constante da janela, além de regular a altura das folhas que podem desregular devido ao peso dos vidros. Nos modelos de correr, é indicado periodicamente limpar os trilhos da janela com água e sabão e nunca lubrificar as roldanas, para evitar que partículas de sujeira e poeira grudem no sistema, prejudicando a movimentação das folhas.

Photo by Fernanda Latronico from Pexels

Podemos ajudá-lo?